05/06/23

Taxonomia Verde: Audiência Pública discute classificação de atividades para atividades econômicas sustentáveis

No dia 7 de junho, às 14 horas, acontece a audiência pública na Comissão de Legislativa Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, organizada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Soluções Inclusivas pela Sustentabilidade (SIS), para discutir a Taxonomia Verde. A Audiência, que tem foco no Projeto de Lei 2838/2022, do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), faz parte da programação da 1.ª Virada Parlamentar Sustentável.

Também conhecida como taxonomia ambiental ou taxonomia sustentável, a metodologia categoriza atividades econômicas e financeiras de acordo com seu impacto ambiental. Na prática, essa classificação evita, por exemplo, que investidores sejam enganados por iniciativas que utilizam de comunicação enganosa sobre práticas ambientais – o chamado greenwashing.

Além de evitar riscos financeiros e ambientais, a Taxonomia Verde cria um conjunto de critérios e indicadores comuns para a avaliação do desempenho ambiental das atividades. Para uma transição econômica sustentável, estabelecer tais critérios orienta investimentos e decisões, tanto do setor privado quanto de recursos públicos.

A Virada Parlamentar Sustentável é um movimento coordenado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) em parceria com a Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), com mais de 30 organizações da sociedade civil, com o objetivo de promover uma mudança significativa nos rumos da política socioambiental do Brasil.

Tipo: Audiência Pública – Taxonomia Ambiental e Social de Atividades Econômicas
Local: Câmara dos Deputados – Comissão de Legislação Participativa (CLP) – Anexo II, Pavimento Superior, Ala A, Sala 121
Horário: das 14h às 16h