17/06/24

Virada Parlamentar Sustentável: um movimento que propõe um novo rumo para as políticas socioambientais no país.

Com a participação de mais de 70 organizações da sociedade civil, a Virada Parlamentar Sustentável (VPS) propõe um novo rumo para as políticas socioambientais no país. 

 

Você já ouviu falar da Virada Parlamentar Sustentável? Criada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), a iniciativa tem como objetivo criar pontes entre a sociedade civil dedicada ao desenvolvimento sustentável e o Poder Legislativo através de uma série de eventos. A ideia deste movimento surgiu após as eleições de 2022, em que a sociedade se deparou com um Congresso mais conservador e pouco aderente às pautas socioambientais e climáticas. 

 

Para os organizadores, reside no Congresso Nacional a chave para a transição verde, por meio da criação de novas e mais avançadas normas legais para as políticas públicas ambientais necessárias. O desafio, porém, é sensibilizar governantes e parlamentares. “Trazer parlamentares de todo o espectro político e ideológico para o campo da sustentabilidade é o maior anseio deste movimento, e formar maiorias que viabilizem os avanços necessários na agenda socioambiental brasileira”, explica Marcos Woortmann, Diretor Adjunto do IDS e coordenador da Virada Parlamentar Sustentável.

 

A primeira edição da Virada Parlamentar Sustentável, que aconteceu em 2023, teve o desafio de pautar os avanços possíveis no debate socioambiental. Entre maio e setembro, foram realizados 37 eventos na Câmara dos Deputados e no Senado, entre audiências públicas, seminários, atos políticos, exibição de documentários e mesas redondas. Pleitos e temas de grande relevância e urgência foram apresentados com o objetivo de pautar os maiores desafios socioambientais da atualidade, o que rendeu um relatório que sintetiza o debate da sustentabilidade no Parlamento brasileiro com as mais recentes informações oriundas de pesquisas e boas práticas.

 

Neste ano, em sua segunda edição, a VPS pretende ampliar a base de apoio às pautas e criar pontes entre a sociedade civil, a academia e o parlamento. Com a participação de mais de 70 organizações, o movimento segue no desafio de transformar o cenário político brasileiro com ações e discussões focadas na sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e políticas públicas conscientes. Essa é a oportunidade de criarmos mudanças reais significativas para um futuro mais sustentável.

 

Quer saber mais sobre a Virada Parlamentar Sustentável de 2023? Confira o relatório clicando aqui

Quer fazer parte dessa transformação? Participe da Virada Parlamentar Sustentável 2024!

Confira nossa programação completa.

 

Nossas redes:

Instagram

Facebook

Twitter

YouTube

Junte-se a nós e ajude a construir um Brasil mais sustentável!