06/06/23

Lançamento da Virada é marcado pela união de forças em prol da sustentabilidade

Representantes de organizações da sociedade civil e parlamentares se reuniram nesta terça-feira (06), em Brasília, em busca de mudanças na política socioambiental brasileira

Nesta terça-feira (06), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi realizada a abertura oficial da Virada Parlamentar Sustentável, um movimento que visa mudar o rumo da política socioambiental brasileira no Congresso Nacional. Orquestrada por mais de 30 organizações da sociedade civil, a Virada ocupa a Câmara dos Deputados e o Senado entre 5 e 29 de junho por meio de atos, debates, seminários, exposições, cinedebates, audiências públicas e mesas redondas com o objetivo de influenciar o parlamento a redirecionar os esforços legislativos em prol de uma agenda mais sustentável. O lançamento foi marcado por um café da manhã vegano e apresentação de propostas para uma agenda legislativa verde.

Renovação e comprometimento com a proteção do meio ambiente

Durante o ato solene, diversas personalidades se manifestaram, ressaltando a importância da iniciativa e enfatizando a urgência de uma mudança de mentalidade e ação em relação às questões ambientais.

O coordenador de Advocacy do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Marcos Woortmann, expressou sua esperança diante do momento: “Uma diversidade de saberes está representada nessa mesa, desde a sociedade civil até o poder público, a academia, o Executivo e o Legislativo. Vejo com profunda esperança um momento que começa dessa forma. A Virada Parlamentar é um grito de profunda esperança. Nós defendemos algo maior, que é aquilo que nos une”.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista Ambientalista, deputado federal Nilto Tatto, ressaltou a importância da Virada Parlamentar Ambiental como um momento de renovação e comprometimento com a proteção do meio ambiente. Ele destacou a necessidade de colocar esse debate no centro das discussões parlamentares e dialogar com a sociedade sobre uma agenda socioambiental.

O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Lima, ressaltou a importância de sensibilizar parlamentares para a causa. “Nós precisamos sensibilizar parlamentares. O propósito original que inspirou a idealização e o desenvolvimento da Virada é exatamente furar essa bolha, trazer as pautas positivas”.

Caio Magri, presidente do Instituto Ethos, destacou a importância de um esforço conjunto em busca do consenso: “O pós-Virada é absolutamente fundamental. Temos que ampliar a participação das organizações da sociedade civil e movimentos sociais para que possamos conjuntamente ter um esforço naquilo que é prioritário. É um esforço estratégico para saber quais são as questões que nos trazem a unidade e o consenso”.

Construindo um futuro sustentável para as próximas gerações

Durante o evento, outras vozes também se fizeram presentes, reforçando a importância da transformação de paradigma na política socioambiental brasileira.

Para o deputado federal Zé Silva é imprescindível a valorização e preservação das florestas. “A floresta em pé tem muito mais valor do que retirá-la para plantar lavouras de soja e milho. É preciso ter essa consciência.” Ele também destacou a importância do projeto do Selo Verde – certificação fornecida pelo Sebrae para produtos, serviços e empresas que produzem de forma sustentável – e a necessidade de regularização fundiária e políticas públicas mais sustentáveis.

O pró-reitor Richard Santos, da Universidade Federal do Sul da Bahia, trouxe à tona a questão do racismo ambiental, ressaltando que é preciso combater as desigualdades e garantir que as comunidades mais afetadas tenham voz: “O racismo ambiental é o que mais atinge aqueles que não têm voz, que têm sede. A Virada Parlamentar Sustentável nos dá a possibilidade de alimentar essa esperança insurgente”.

O presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Marçal Cavalcante, reafirmou o compromisso dos municípios com a causa ambiental, destacando que estão trabalhando em prol de um mundo melhor para as futuras gerações, e que as mudanças climáticas, desastres, mas também as soluções de adaptação e mitigação se dão sempre no território dos municípios.

O lançamento também contou com a participação de representantes de diversas organizações ambientais que defenderam suas respectivas pautas, enfatizando a importância da preservação dos biomas, dos direitos dos animais, dos ecossistemas marinhos, da sociobiodiversidade e de uma nova economia verde.

A Virada Parlamentar Sustentável busca ser uma plataforma para a construção de pontes entre o Congresso e a sociedade. Por meio do engajamento de diversos atores pretende-se mudar o pensamento e as ações daqueles que têm o poder de criar leis socioambientais no Brasil.

Muito além das atividades e debates previstos para o mês de junho, a Virada Parlamentar Sustentável espera sensibilizar parlamentares ao longo de 2023 e ampliar a participação da sociedade civil e dos movimentos sociais, fortalecendo ações conjuntas em prol de uma agenda socioambiental sólida e transformadora.