evento1

Sobre a Virada Parlamentar Sustentável

A Virada Parlamentar Sustentável é um movimento que começou em junho de 2023 e não tem data para terminar. Unindo mais de 60 organizações da sociedade civil, a 1ª Virada ocupou a Câmara dos Deputados e o Senado entre os dias 5 e 29 de junho, com atos

A Virada Parlamentar Sustentável é um movimento que começou em junho de 2023 e não tem data para terminar. Unindo mais de 60 organizações da sociedade civil, a 1ª Virada ocupou a Câmara dos Deputados e o Senado entre os dias 5 e 29 de junho, com atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas. Propomos uma inflexão profunda na política socioambiental brasileira rumo a uma nova visão de futuro que coloque efetivamente o País na liderança mundial dos temas da sustentabilidade.

Nossa proposta vai além do “Junho Verde”. O movimento continuará ao longo de toda a atual legislatura, por meio do monitoramento diligente das pautas socioambientais identificadas, de maneira transparente e colaborativa.

Seremos uma plataforma voltada para construir pontes entre o parlamento e a sociedade, em torno de um objetivo comum: mudar o pensamento, o olhar e as ações de quem faz as leis socioambientais no Brasil.

Um pouco da nossa trajetória


O Instituto Democracia e Sustentabilidade é um think tank socioambiental fundado em 2009 que tem como objetivo central a convergência e a potencialização de ideias e propostas que coloquem a democracia e a sustentabilidade como valores centrais para a vida no século XXI.

Ao longo dos seus mais de 10 anos de atuação em parceria com diversas outras organizações da sociedade civil e redes de ação coletiva para o advocacy socioambiental, o IDS vem buscando novas formas de informar e articular atores e instituições para dar visibilidade às pautas socioambientais e ampliar a transparência do processo deliberativo público, evitando retrocessos e buscando aumentar as garantias para a proteção de direitos consolidados na agenda do clima e da sustentabilidade.

Nesse sentido, uma importante ferramenta é o monitoramento do Congresso Nacional, que se apresenta como um instrumento de cidadania, de promoção da democracia e de responsabilização dos representantes da população brasileira. É esse o espírito do Painel Parlamento Socioambiental: democracia e sustentabilidade são indissociáveis, imprescindíveis uma à outra, e indispensáveis para a construção de caminhos reais de desenvolvimento do Brasil.

O seu parlamentar está cumprindo com as promessas que fez?