Está em cartaz na Câmara dos Deputados a exposição “Meio Ambiente e Transição Climática Justa – Soluções e desafios”. A mostra aborda caminhos para o enfrentamento à crise climática, ressaltando a importância da Justiça Climática, fator determinante para a sobrevivência da humanidade. A ideia do tema surgiu a partir da urgência que as mudanças climáticas impõem à sociedade e o potencial do Brasil no seu enfrentamento.
A iniciativa é um esforço coletivo e colaborativo para a sensibilização do Congresso Nacional e reúne trabalhos de 30 organizações da sociedade civil em diferentes biomas brasileiros. Quem visitar o corredor Tereza de Benguela será apresentado aos desafios e às soluções presentes nos biomas brasileiros, em seis eixos temáticos: clima e energia, águas, direitos, bioeconomia, sociobiodiversidade e meio ambiente.
Com duração de 40 dias, a mostra será a mais longa sobre meio ambiente na história do Congresso e da Virada Parlamentar Sustentável. A narrativa da exposição mostra como a sociedade civil organizada, empresas e as Frentes Parlamentares Mistas Ambientalista e em Defesa da Transição Climática Justa têm trabalhado juntas na construção de pontes para o diálogo, e a viabilização de alternativas justas em termos de políticas públicas.
Hoje, o Brasil ocupa um papel crucial no processo de transição climática que vivemos e a exposição trabalha como um convite à busca de alternativas para a construção coletiva de uma sociedade resiliente, próspera e justa – mesmo diante de desafios que nem sempre conseguimos prever com exatidão.
A exposição é uma iniciativa da Virada Parlamentar Sustentável, organizada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) em parceria com a Rede de Advocacy Colaborativo (RAC) e a Frente Parlamentar Mista Ambientalista, com apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa e da Frente Parlamentar em Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Com essa mostra, esperamos que os Congressistas e público em geral compreendam que é fundamental olhar para as pessoas, os animais, ecossistemas e para os biomas de forma integral, com atenção para protegê-los e aprender com eles para construirmos um presente e um futuro melhor, justo, democrático e inclusivo.
Serviço:
Meio Ambiente e Transição Climática Justa – Soluções e Desafios
Exposição no Corredor Tereza de Benguela (Câmara dos Deputados)
A partir de 4 de junho, às 10h30.