PL pela proibição do abate de jumentos em todo o território nacional

Os jumentos povoam o imaginário dos brasileiros como símbolo de força e resistência. Esses animais estiveram presentes na construção do país e no dia-a-dia de comunidades sertanejas, porém, há alguns anos, vem sendo capturados e transportados por longas horas e confinados em fazendas de espera para posteriormente serem abatidos para que sua pele seja exportada para a China para a fabricação do ejiao – produto com pseudo propriedades farmacêuticas, sem comprovação científica

Esse processo, além de cruel, não respeita normas sanitárias e de biossegurança. E a não observância destas normas coloca os próprios jumentos, outros equídeos e seres humanos em risco de doenças. 

Os animais são mantidos privados de água, alimento, abrigo e cuidados veterinários enquanto esperam pelo abate. A audiência pública traz o fim do abate de jumentos no país para o centro dos debates (PL 1973/2022) a pedido do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Estarão presentes representantes de órgãos públicos, entidades privadas e sociedade civil organizada, tais como Frente Nacional de Defesa dos Jumentos, Departamento de Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, The Donkey Sanctuary e outros.

Acompanhe aqui.

Data: 12.6.2023
Tipo: Audiência Pública – Proibição do abate de jumentos  em todo o território nacional
Local: Câmara dos Deputados – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS)  – Anexo II, plenário 6
Horário: das 14h às 15h30