Bruno e Pedro Pagnocelli, designers brasileiros. Eiji Nakatsu, engenheiro japonês. Janine Benyus, bióloga e escritora norte-americana. Benki Piyãko, agente agroflorestal Ashaninka, brasileiro. Pessoas de origens e realidades bastante distintas, mas com um ponto de convergência: a biomimética, metodologia que busca soluções a partir da observação da natureza. Entre outros, eles são personagens do documentário B I O C Ê N T R I C O S, obra que apresenta uma série de provocações como: de que modo podemos reinventar o mundo tendo a natureza como modelo?
O filme, dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo e Ataliba Benaim, percorre diversos lugares do mundo a fim de apresentar o surgimento e os princípios que orientam a biomimética. Após a exibição do documentário, haverá um debate sobre como podemos avançar no Brasil na direção das práticas exposta na tela, com a participação da diretora, de Wilson Nobre, Ana Carolina Freitas e Sérgio Monforte, mediado por Marcos Woortmann do IDS.
A exibição e o debate são resultados da articulação do Instituto Democracia e Sustentabilidade e da senadora Leila Barros (PDT – DF).
Tipo: Exibição do documentário Biocentricos e debate
Local: Auditório Petrônio Portela – Senado Federal
Horário: das 16h às 19h